Anunciado novo comendador ACAERT

Entrega da Comenda ACAERT será na abertura do 19º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão

Catarinense de Rádio e Televisão/ACAERT Next no dia 19 de maio, no Centrosul, em Florianópolis. O radiodifusor Evaldo Stopassoli será homenageado in memoriam. O filho  Ricardo Stopassoli recebeu na noite desta quarta-feira (24), em Criciúma, a informação oficial da escolha pela vice-presidente de Capacitação e Integração, Carolina Guidi, durante a realização do road show ’Pense Rádio, Pense TV’, na Unesc.

Pelo regulamento, os escolhidos para receberem a Comenda ACAERT devem ter atuação exemplar e desempenho reconhecido na área em que atuam, com trabalho comprovado em prol do desenvolvimento e profissionalização da radiodifusão em Santa Catarina, entre outros atributos. O escolhido poderá ser um radiodifusor, profissional de emissoras, empresário ou personalidade em atividade ou não, ou ‘in memoriam’, como foi o caso.

Após receber indicações de vice-presidentes temáticos e regionais, uma Comissão da Comenda escolhe os homenageados. Desta vez, a comissão foi composta por Marise Westphal Hartke e o comendador Ranieri Moacir Bertoli (membros do Conselho Superior), Roberto Dimas Amaral (VP Inovação e Competitividade), Vidal Lohn Filho (VP Regional Gde Fpolis) e Vanderlei Peretti (VP Sul).

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter – Assine aqui e receba por e-mail

EVALDO STOPASSOLI

Nascido em  21 de  maio de 1946  em Lauro Muller (SC). Foi casado  43 anos com a Sra. Zenóbia de Pellegrin Stopassoli. Dessa união nasceram 2 filhos, Eduardo e Ricardo.

Evaldo Stopassoli iniciou sua vida profissional muito jovem, com 12 anos era office boy no Hotel Morro dos Conventos em Araranguá, empreendimento da família Freitas, proprietária do Grupo Cecrisa.

Desde então, Evaldo foi galgando promoções dentro do conglomerado, alcançando a Direção Comercial do Grupo com sede em Criciúma que envolvia os ramos de hotelaria, cerâmica, fazendas com criação de gado e cultivo de grãos, empresas de comunicação, mineração, tecnologia entre outros.

Participou da implantação e gestão de mais de 10 emissoras de rádio e de pelo menos quatro canais de televisão que integravam a RCE – Rede de Comunicações Eldorado.

Além da grande capacidade de gestão, notabilizou-se pelo poder de articulação e diálogo nos meios político e empresarial. Esteve presente em boa parte das conquistas obtidas nos diversos governos para com a região Sul, porém fazia questão de manter-se no anonimato.

Discreto, raciocínio rápido, cumpridor de suas obrigações, tornou-se pelo exemplo um referencial da radiodifusão catarinense, sendo admirado por colaboradores e amigos.

Evaldo Stopassoli sempre foi uma pessoa requisitada pelo conhecimento e experiência em gestão e conciliação. “Vamos pegar a opinião do Evaldo…” essa era a tônica quando alguma dúvida pairava no ar nos mais diversos segmentos sociais.

Nos anos 90, após sua aposentadoria do grupo Cecrisa, adquiriu as rádios Araranguá AM e FM, ( hoje Rádio Araranguá FM e 92 FM Criciúma ) dedicando-se ao setor até seus últimos dias. Também em Criciúma, Araranguá e região implantou diversos empreendimentos imobiliários. Trabalhou intensamente até fevereiro de 2020.

Ocupou cargos na diretoria ACAERT como vice-presidente regional adjunto, no período 2003 a 2006, e como membro do Conselho Consultivo, no período de 2007 a 2010, contribuindo para o fortalecimento da radiodifusão catarinense.

Em março de 2020, após seu retorno de viagem de férias com a família, já com algumas comorbidades foi acometido pela Covid 19, sendo uma das primeiras vítimas fatais em Santa Catarina, vindo a falecer em 1º de abril de 2020 com 73 anos.

As emissoras continuam pertencendo à família, sob responsabilidade da esposa e filhos que se espelham no modelo de negócio implantado pelo Evaldo, com notável sucesso de audiência e penetração no mercado.

Compartilhe este post